Sobre Nós
Um queijo como elo de ligação entre culturas diferentes
Situada na linha que separa Portugal e Espanha, mais concretamente na Malhada Sorda, freguesia do concelho de Almeida, distrito da Guarda, a Queijaria Quinta da Lapa oferece queijos de muita qualidade que evidenciam o melhor de Portugal, não esquecendo contudo a proximidade com o país vizinho, a Espanha.
1820
Tudo começou em 1820, com a aquisição de alguns terrenos nesta zona, por parte da família Lourenço, onde veio a construir uma pequena arrecadação agrícola e onde se dedicava a trabalhar as terras, e à pastorícia de gado, dando-lhe o nome de Quinta da Lapa. Ao longo de quatro gerações, a família Lourenço, manteve-se no locar, adquirindo mais e mais terrenos, e aumentando o seu efectivo pecuário, e como consequência, aumentando também as instalações. Em 2004, foram adquiridas as primeiras ovelhas leiteiras, para produção e comercialização de leite.
Evolução
Mais tarde e devido à política de preços das empresas de laticínios que nada favoreciam a família, decidiram construir uma queijaria que já se encontra ativa no mercado há vário anos. Beneficiando da sua localização, a Quinta da Lapa está localizada na Malhada Sorda, freguesia com características essencialmente agrícolas. A sua toponímia segue esse sentido, pois Malhada tem o seu nome ligado à atividade pastorícia e é o local indicado para a criação de gado. Neste segmento, a queijaria inicia a actividade, com a matéria-prima, proveniente das suas 350 ovelhas e dedica-se à produção de queijos derivados do seu gado. Dentro da produção de queijos, a queijaria produz queijo de ovelha, queijo amanteigado, queijo de vaca, queijo de cabra e requeijão. Focados mais para a produção de queijo do que propriamente para a produção animal, o queijo que esta quinta produz oferece a quem o prova um sabor muito peculiar.
Expanção
Neste capítulo a empresa marca a diferença através do seu cunho pessoal, fabricando queijo com leite pasteurizado. A vantagem deste método é que abrange um mercado mais amplo, uma vez que havia muita gente que não consumia queijo de ovelha devido ao seu sabor muito intenso e ao seu cheiro forte e agressivo. Com o queijo de leite pasteurizado que a queijaria utiliza acontece o contrário, o cheiro já não é tão forte e o sabor também não é tão intenso pois todas estas etapas proporcionaram um queijo mais suave, com um sabor mais diluído, não tendo aquele impacto tão forte fruto de outros tratamentos, outras curas, e que o levam a ser caracterizado como um queijo diferente. Com o decorrer do tempo, e com a boa aceitação dos seus produtos, a Quinta da Lapa aumenta o seu rebanho, para um efectivo de 1000 ovelhas e com isto triplica a sua capacidade de produção, sendo estas alterações suficientes por um curto período de tempo, pois o mercado cada vez se expandia mais e mais. Como tal a alternativa foi encontrar um fornecedor credível, que nos garantisse a qualidade do leite e foi criada a firma Lactilapa Lda. e em consequência o aumento das instalações fabris bem como a aquisição de novos equipamentos e a criação de novos postos de trabalho. Neste momento a Lactilapa está equipada com tecnologia de ponta e dispõe de mão-de-obra qualificada, o que garante aos nossos produtos a qualidade e o sabor a que habituámos os nossos clientes. Com todas estas alterações, neste momento temos capacidade de produção entre 25 a 30 toneladas mensais.